Escrever algo sobre Miuccia Prada é fascinante e uma grande responsabilidade.
Mulher, designer, visionária, feminista que sonha feminilidade , uma historia por trás da designer chefe de uns do maiores objetos de desejo do mundo fashion - o grupo Prada.
Maria Bianchi nasceu em Milão no dia 10 de maio de 1948.
O apelido de infância Miu Miu, que cresceu artisticamente Miuccia Prada.
Na adolescência que surgiram os sinais de rebeldia misturando Pierre Cardin e Yves Saint Laurent com roupas inglesas de forma esquisita "Eu tinha que ser a primeira. Isso era a coisa mais importante".
Após cursar o liceu clássico , ao contrário da maioria da formação dos designers, Miuccia se formou e fez doutorado em Ciências Políticas.
Durante os anos de faculdade, com outras colegas, Miu participou de discussões políticas, foi ativista em marchas e protestos numa época de ebulição política, onde membros das famílias de alta classe média Milanesa, ao contrário do jeans e camiseta, misturavam seus Courrèges com roupas vintage como forma de protesto.
Ser uma militante e lutar pelos direitos da mulher atraia mais os desejos de Miu do que estar a frente na loja Fratelli Prada, administrada por sua mãe.
Mas em 1978, ano da sua formatura em doutorado , Miuccia herdou a empresa familiar de sua mãe, uma grife italiana de acessórios de luxo fundada em 1913 por Mario Prada - um artesão expert em bolsas - e seu irmão Martino.
Também em 1978, Miu conheceu Patrizio Bertelli, um jovem da Toscana fabricante de bolsas e cintos desde sua adolescência. Ele achou Miuccia divertida em suas idéias e ofereceu a ajuda-la.
Assim Bertelli entrou na vida da empresária: primeiro como mentor comercial e, em seguida, nasceu o amor.
A Prada lançou seu primeiro IT em 1985.
Foi uma linha de bolsas de nylon preto, levíssimas e sem etiqueta.
Em 1988, nasceu Lorenzo, seu primeiro filho, e também, sua primeira coleção de prêt-à-porter feminino.
Em 1990, foi a vez do nascimento de Giulio.
Considerada um poder no munda da moda, Miuccia Prada já recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o CFDA - Council of Fashion Designers of America - em 2004.
Uma pessoa doce e com o coração cheio de fantasias, é a maneira que algumas pessoas mais próximas descrevem Miu, que transmite encanto de fada em suas coleções.
Sandálias de salto flamejantes, casacos recobertos de florzinhas, saias esvoaçantes repleta de duendes , vestidos repletos de pedras... muitas pedras.
"Em toda a minha vida eu nunca me olhei muito no espelho, afirma Miuccia, na realidade, eu nunca me visto de acordo com quanto bela me aparento, mas sempre de acordo com minha imaginação".
Criando e ditando moda a designer as vezes se revela bastante crítica, seu staff deve se vestir de acordo com as regras de seu estilo.
Em uma ocasião, numa entrevista à um jornal italiano Miu descreveu o modo de vestir de algumas mulheres Italiana, algo como "pavoroso", demasiadamente "sexy" , alfineta a designer.
E assim segue seu império da moda.
Desde 2005 Miuccia foi incluída entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.
O amor de Miu pelas artes, levou a criação da FOUNDAZIONE PRADA , aonde se pretende lançar novos talentos.
A paixão pela política ainda influencia Miuccia que afirmou em 2011 a Women's Wear Daily:
"Política sempre foi uma das minhas paixões, e agora eu posso usar meu trabalho como uma ferramenta para fazer outras coisas além da moda".
Uma mulher forte, determinada, a frente de seu tempo, ao mesmo tempo, mãe, esposa que adora o mar, a boa mesa, compartilhando a hora de cozinhar com seu marido Bertelli que juntos, formaram uma das marcas mais conhecidas e desejadas do planeta,
Nenhum comentário:
Postar um comentário