segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O estilo das marcas - Giorgio Armani



Alfaiataria de primeira, paletós simples e versáteis, confortável e extremamente elegante nas linhas masculinas e femininas.
Cores básicas com pequenas variações de tons off-white.
Vestidos e noite, cheios de glamour em sua linha Privé, abusando da silhueta feminina, "sereia" , paetês e cristais.
Clientes famosos que desfilam para ele, em passarelas, red carpet e nas telas, sucesso em Hollywood, essa seria uma descrição da marca GIORGIO ARMANI, "regida" pelo estilista italiana, que transformou seu inesgotável talento em um poderoso império.


Giorgio Armani, o "Imperador de Milão", nasceu em 11 de julho de 1934 no norte da Itália, em Piacenza.
A paixão pela moda aconteceu cedo e o jovem italiano cursou Medicina, antes de, aos 20 anos, aceitar o trabalho de vitrinista e, em seguida, se tornar comprador de moda masculina para a loja de departamentos La Rinascente, já em Milão.
Sua irmã, então modelo, Rosanna, foi a responsável de introduzi-lo ao restrito circulo de moda italiana, a partir dai, seu currículo cresceu em conteúdo no mundo fashion, inciando como assistente por 9 anos de Nino Cerruti.
Em 1970, se tornou independente encorajado pelo amigo  Sergio Galeotti, desenhando e costurando para inúmeras grifes já famosas, como Emanuel Ungaro.


Alguns anos se passaram até que o estilista criasse e lançasse sua própria marca.
Para isso, vendeu seu velho Wolkswagem, investiu US$ 10 mil, alugou um pequeno escritório em Milão, contratou uma jovem estudante de moda e uma secretária.
Assim deu inicio ao império GIORGIO ARMANI.
Era julho de 1975 quando apresentou sua primeira coleção, composta por linhas masculinas e femininas , logo seu estilo tornou-se simbolo de elegância, alfaiataria sofisticada com uma "pegada" andrógina.
Vestidos de noite cheio de glamour, sobriedade de cores e nenhuma influencia de tendências no mundo fashion da ocasião, construindo uma coleção de roupas e acessórios atemporais.
Logo ficou conhecido como "The King of Jackets" quando lançou sua coleção masculina, apresentando ternos e blazers sóbrios e exclusivos.




No final dos anos 70, foi lançada a luxuosa GIORGIO ARMANI LE COLLEZIONI, de roupas masculinas e femininas para o mercado americano e canadense, começando a expansão internacional da grife.
Nos anos 80 Giorgio Armani já era uma dos estilistas mais influentes do mundo fashion, inaugurando sua primeira loja em Milão e, na sequência, criou sua segunda marca, EMPORIO ARMANI, com preços e produtos mais acessíveis e casuais.
Tamanho era o sucesso que em 1982 nosso "maestro" era capa da conceituada revista TIME (depois de Christian Dior , Armani foi o segundo estilista a receber essa homenagem).
Ainda nos anos 80, lançou suas primeiras fragrâncias, acessórios, undewear, roupas infantis, inaugurou sua loja em Nova Iorque e, para o delírio asiático, ingressa no mercado japonês.


Infelizmente nessa época, em 1985, o estilista sofre um baque emocional, com a morte do seu sócio Sergio Galeotti, mas Armani assumiu o comando geral das empresas e fez nos anos seguinte progressos impressionantes, tornando-a uma das mais (se não a mais) desejada das marcas do segmento de alto luxo.
E a empresa não parou de se expandir pelo mundo, abrindo em 1988 sua primeira loja na China.
Aliais, a Ásia, desde 2002 é foco da estratégia de expansão do grupo ARMANI, sua loja em Hong Kong tem 3.000 m2.
Índia e Rússia também ganharam filiais da Label italiana.







No inicio de 2009, a grife italiana inaugurou uma mega loja em Nova Iorque que abriga as 3 coleções (Armani Jeans, Emporio Armani e Giorgio Armani), um restaurante, e uma loja de chocolates, num belíssimo prédio de 4.000 m2 na Quinta Avenida.
A idéia foi trazer um pouco do caos da cidade para dentro da loja com sua fachada de vidro e uma escadaria escultural em seu interior, a loja representa a ideia de Armani de misturar tendência e estilos e sobrepor produtos com preços variados, sendo assim a loja não divide seus espaços de coleções.

Mais recentemente já podemos nos hospedar em hotéis da grife em Milão e Dubai.

Armani atingiu um nível de adoração e sedução ao redor do seu nome, que permitiu estender sua grife para as mais variadas áreas.
Roupas, underwear, hotéis, carros, chocolates, perfumes, óculos, moveis, aparelhos de TV , telefones celulares entre tantos outros objetos.
Importante lembrar que não foi o acaso que levou esse sucesso, a reputação desse artista italiano, foi lapidada com o tempo, graças ao estilo clean de suas coleções, que valorizam simplicidade e leveza nos detalhes, lógica aplicada pelo "maestro" - "menos é mais"







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