Sim, você está perdoado em não saber o que há de errado nesta foto ou com esses 3 modelos de silhueta masculinas, muito fácil de acontecer no dia-a-dia de cada um de nós.
Existem botões revestidos?
As "casa" para abotoamento estão corretas?
O botões estão corretamente fechados?
Parece simples, até que temos a figura do Rei Edward VII que complicou essa questão.
Conta a lenda que no início de 1900, sua alteza rela ficou um pouco "corpulento" e não conseguia fechar o último botão de sua jaqueta.
A partir de então, entre nós mortais, foi criada essa tradição que tem sentindo prático, e vamos mostrar a razão para evitar essa "traição da alfaiataria.
FECHAR UM ÚNICO BOTÃO
Fechar o casaco quando se esta em pé para uma silhueta mais limpa quando ela irá "beliscar" na altura da cintura é desnecessário e errado.
Você geralmente irá ter a necessidade de mais conforto quando sentado para não passar a impressão de que sobre tecido no seu paletó, numa peça de 2 botões somente se fecha o primeiro botão (de cima).
Num modelo de 3 botões, você pode fechar os dois primeiros, mas por favor, não me diga que você tem um paletó de 4 botões.
NUNCA FECHAR O ÚLTIMO BOTÃO
Este não é apenas uma anacronismo histórico.
Os cortes de um costume feito sob medida ou mesmo quando se compra um costume ou terno (3 peças) pronto significa que sempre você vai deixar o último botão aberto (inclusive do colete no caso de terno), que vai garantir o caimento adequado do paletó e permitir também conforto e movimento.
Caso você erre, a aparência de estar fora do seu peso vai acontecer, todos vão notar que você não sabe o que está fazendo ou não soube se vestir de forma correta.
Maneira fácil de se lembrar essa regra de ouro é : a partir do botão de cima nunca feche o último, sem talvez, always, never.
Nenhum comentário:
Postar um comentário