sexta-feira, 25 de março de 2016

Camisa Social


Vamos falar um pouco sobre essa peça coringa do guarda roupa formal ou de trabalho masculino, sua Camisa de mangas longas, ou Camisa social.
Sempre na aquisição de uma peça nova, uma dúvida, sobre as modernidades que acompanham a peça e por esse motivo, destacamos dicas e pontos para ajudar você na escolha da peça ideal.
Além logicamente do bom senso básico, muito largas ou muito justas não são atraentes e  muito menos profissionais, existem regras sobre o comprimento ideal de mangas, colarinho para citar alguns exemplos.

Então vamos lá.

1) Defina seu estilo


Para fugir de uma imagem que não representa o seu gosto pessoal ou sua personalidade, o ideal é definir seu estilo e a partir dai, ir atrás de seus gostos e procurar o que lhe veste melhor.
Nada de parecer fantasiado quando indo para o trabalho porque optou pela peça errada, então se você não contar com a ajuda de um amigo consultor, faça você mesmo uma análise intima e defina o que vai te vestir melhor e fazer você se sentir mais confiante.

2)  Acerte no tamanho


Camisas fora da sua medida te trazem a aparência de desleixo e que você está fora das sua forma física ideal para seus padrões e medidas, reduzindo a proporção do seu corpo, muito importante então, camisas nos tamanhos exatos para o formato de sua silhueta, se possível, sempre opte por camisas que contenha um percentual de elastano, ela traz mais conforto e caimento na sua aparência.


E comum por estar em boa forma, ter amigos optando por vestir uma peça mais slim, mais justa ao corpo, mas , é bom lembrar, existe regras e limites sempre, certo?
Músculos definidos, corpos magros , devem ser exibidos em momentos de lazer.
A roupa social sempre exige mais elegância e, por isso fuja das peças muito coladas ao corpo, e essa regra serve para quem esta ou não acima do peso, não se exponha em peças justas e não se esconda em peças largas demais.

3) Fugindo do óbvio


Definido seu estilo, você tem uma variedade de opções de peças, cores, cortes....
Os mais sérios, ou quando situação pede, que optam em não usar estampas ou cores mais ousadas, podem optar por variedades de tons de off white,  azul, lavanda, rosa, ou ainda uma textura de tecido diferente, um corte ou até mesmo uma gravata mais moderna.
Mas, para os mais estilosos : micro estampas, cores mais ousadas , se é permitido em seu ambiente de trabalho, aproveite, mas saiba compor a produção, menos é mais.

4) Cortes que combinam com você


Hoje no mercado de moda masculino e nas lojas de ponta desse público, existem 3 cortes principais para a Camisa Social.
Para escolher o corte que melhor combina com você, é necessário experimentar cada peça, pois existem variações em cada marca, com caimento diferentes.
O Corte slim, normalmente fica bem visualmente , em praticamente todos os tipos de corpo. o extra slim não deve ser justo demais, ele deve desenhar com conforto as linhas do seu tronco (cintura, tórax e braços), lembrando, composições de algodão com 2 ou 3% de elastano, faz diferença no conforto.

5) Altura (ou tamanho) do ombro

Assim como a camisa como um todo, a "altura" de ombro deve estar na posição e tamanho exato do seu ombro, nem acima, nem abaixo.
O desenho acima mostra inclusive como a postura se modifica com o corte certo.

6) Medida da gola
Dica certa , coloque um dedo dentro da gola e sinta se está apertado ou se lhe da movimento, conclua com o movimento da cabeça para a esquerda e direita, o tamanho correto é medido por essa largura, o que pode variar é o último botão de colarinho conforme o seu conforto, inclusive , no uso de gravatas.


7) Não esqueça de olhar o punho!

Existem formas mais profissionais quando se trata de alfaiataria que determina a altura do punho correto, mas como dica, se ele passar da linha do seu pulso, está comprida, e quando estiver acima, está pequena, ou seja a linha do pulso é sua referencia, fique atento.



domingo, 13 de março de 2016

5 modelos clássico de calçados que você deve ter!



Vários são os itens do vestuário masculino hoje mais valorizados como acessórios importantes no seu visual, do que um simples item de vestimenta.
E vamos falar de um dos mais importantes: o seu sapato, é comum se dizer que se é julgado num primeiro encontro, pelo aperto de mão, seus cabelos, e, seus sapatos.
Numa entrevista de emprego, ou numa primeira apresentação aonde você precisa e espera a aprovação do seu empregador, com certeza esse acessório vai fazer a diferença.
"Mas existem milhões de escolha no mercado", com certeza você irá dizer, pois é, existe sim, cada vez mais a industria cresce e coloca um leque de opções para você, mas, escolhi 5 elementos essenciais:

1.Brogue marrom

Originários da Escócio e da Irlanda, originalmente para mão de obra que trabalhava em pântanos, este modelo se tornou rapidamente um pilar de calçados para os homens contemporâneos.
O que o faz tão único é sua versatilidade, com seu design tradicional com seus "furos" e "recortes" charmosos, recomendamos por um modelo de de cor marrom tradicional e para ser mais confortáveis com solados de borracha.
Se um pouco mais café, cedro (castanho avermelhado), com certeza ele irá casar perfeitamente com as peças de seu guarda-roupa.
O marrom e suas variações de tonalidade já possui no mercado nacional a graxa para o manter a boa aparência (sempre) do seu calçado, mas você ainda pode usar de alguns truques quando esta com tonalidades diferentes: cera de abelha ou carnaúba irá manter o couro hidratado, impedindo o ressecamento, rachaduras e, mante-los com brilho.
Ele veste bem com sua alfaiataria cinza, ou marinho, ou casualmente usados com jeans e camisas brancas.

2. Oxford preto

Um dos mais originais e tradicionais, e sem dúvida peça fundamental no guarda roupa.
A simplicidade desse modelo o faz o mais elegante.
E como existem uma abundancia de variações desse clássico acreditamos que todo o homem moderno deva ter um par desse modelo de calçado.
Este modelo acompanha você num traje formal, black tie, caso você necessite de uma peça para acompanhar seu smoking, ou um costume cinza numa importante entrevista de emprego.
Quanto aos cuidados, é importante lembrar que um sapato preto tende a perder o brilho mais rápido  dos que o de tons mais claros, por isso, nunca deixe de brilhar seus Oxford.
Dica importante e em cada 6 meses, aplicar um "condicionador" em seu calçado, antes do polimento com graxa isso dará mais vida útil ao seu calçado.


3. Mocassim

Originalmente concebido como um calçado sob medida para o Rei George VI, o mocassim também foi tendencia nos anos 60.
Altamente versátil hoje ele é visto nos pés da realeza e dos rebeldes, unindo o visual elegante ao casual.
Em se tratando de cor e material, nós sugerimos uma camurça nos tons de bege, podendo e sendo uma opção em cores diferenciadas no período mais quente, primavera/verão.
Produção correta com camisas sociais, calça de chino, algodão, visual perfeito para usar sem meias dando a você uma elegante aparência em dias mais quentes.
Entretanto é bom lembrar que camurça não funcionam em dias de chuva e para os danos causados pelo tempo temos "pulverizadores" protetores no mercado que irá manter as "moléculas" do couro protegidas.
Se o tempo for ingrato e você estiver usando num momento de chuva, deixo seca-los naturalmente, preenche com jornal seus calçados para seca-los, e claro, nunca use mais calor do que o natural para isso.


5. Tênis de couro branco

Grande tendência nos últimos desfiles e editoriais, o tênis deixou o canto escuro do armário, ou pior, das mochilas de acadêmia, pois ele faz parte como peça curinga de seu guarda roupa.
Estamos vendo o estilo dominar as pistas, as ruas e até mesmo cerimônias com Red Carpet.
Com várias escolhas de modelos no mercado, é difícil escolher apenas um estilo, mas importante lembrar estamos falando de um modelo branco e feito de couro e merecem todos demais cuidados, pois essa peça vai além do streetwear (jeans e t-shirt) mas com calças de alfaiataria e blazers.
Peça clássica, oferece versatilidade, estilo e porque não, luxo.


5. Botas de cadarço

E ai, pensou que as botas estavam reservadas para cowboys e caminhoneiros?
Pense de novo. 
Clássica botas de cadarço oferece um bom custo beneficio, de preferencia com solado de borracha evitando o cansaço natural de usa-las por horas.
Transcende as tendências, mantendo o estilo elegante com um par de jeans no fim de semana, ou com ternos e costumes.
Importante e estar atento a altura de sua bota, muito alta elas correm o risco de "dominar" o seu visual, curtas, podem parecer fora do contexto, como algo herdado que foge nossa intenção.
Oito ilhosés de cada lado é nossa melhor opção.
Se você já tem seu amor por elas declarado e possuem suas clássicas botas de amarrar pretas, ou em tons de marrom, talvez você já pode começar a pensar em adquirir um par de botas de camurça amarelas, que estão em alta, ou em botas brogue, pense nisso.
Para estender a vida útil de suas botas, use um protetor (impermeabilizante) de couro antes de usa-las pela primeira vez, ele adiciona um escudo invisível à água, óleo ou lama.
Para a limpeza geral, água morna, uma pano limpo e uma escova de cerdas macias, para as áreas mais difíceis, graxa pano limpo e escova e sempre retire o excesso e deixe-a secar naturalmente.


Espero que tenha encontrado dicas e sugestões úteis.
Em última análise, não existe uma "coleção de calçados perfeitos" e gostos são sempre diferentes.
Se você estiver usando um terno ou costume não adequado ao seu corpo, um par de tênis de couro branco, não irá mudar seu visual, assim como um lindo par de brogue cedro não salvara você da emboscada do jeans incorreto com aquela camiseta de dormir.
Tenha as suas prioridades.
Esse guia de sapatos ajuda a você garantir que está pronto para qualquer eventualidade, como ilustrado nas fotos, dentro do seu estilo pessoal e, seja qual for a sua escolha, mantê-los limpos irá evitar danos desnecessários ao seu visual.




sexta-feira, 11 de março de 2016

Estilo atemporal , elegância informal !

Esse post é dirigido aos adeptos das peças clássicas e versáteis, que trazem consigo o visual mais elegante, impecável, até mesmo nos momentos mais informais.
Você poderá ver em tópicos, aqui exemplificados pelo modelo e fotografo Johanes Huebl que manter a elegância no dia a dia , não é um bicho de 7 cabeças.


Ternos:

Sempre com muito estilho Huebl é um daqueles que podem optar em fazer suas peças de alfaiataria sob medida, o que sempre vai trazer um ar descontraído , despreocupado, com o visual.
Se você  ainda não pode ter suas peças sob medida, lembre-se, o modelo também ajusta todas as suas peças (costumes e ternos) com seu melhor alfaiate, então esse passa ser um segredo, ter um bom serviço de alfaiataria que possa, ajustar suas peças corretamente, e um dia, te-las sob medida.
Outro segredo e usar a alfaiataria clássica, com graça e personalidade própria.
Sempre que poder usar um terno de 3 peças, saiba diversificar sem sair nunca da linha da proposta do visual, misture as texturas, cores, deixe o preto um pouco de lado.
Isso irá trazer uma diferença em seu tratamento visual, pode e deve ser incorporado em situações mais formais, quando se pede traje esporte fino, e mais casuais, como um passeio de fim de semana, aonde um blazer ou um costume com cor, posso ser utilizado sem maiores comprometimentos.

Outra dica importante e um dúvida para a maioria, é sobre abotoar a camisa, até o final ou deixar os dois botões abertos, não parece, mas, faz um grande diferença quando você está usando somente essa peça social, a primeira, mais ousada e chamativa , mas correta na sua formalidade, a segunda, remete a mais tranquilidade e relaxamento.


Misturando as peças de alfaiataria:

Algo razoavelmente fácil de fazer e sem saber que se trata de um dos mais usados artifícios de estilo e trocar calças e paletós de diferentes conjuntos ou usar somente um deles com peças casuais (jeans por exemplo).
Esse procedimento é ótimo porque é possível manter a sofisticação e junto o gosto pessoal, fazendo diferentes combinações. 
Mais ousado e mais moderno e usar estampas ou cores mais chamativas nas camisas, trazendo mais charme para a alfaiataria clássica.


Elegância Informal:

Trazemos o casal Huebl para esse tópico.
Reparem, sempre é importante não deixar de lado peças clássicas, mesmo em situações casuais, de rua, e manter o equilíbrio, conforto relaxado com o elegante.
Camisas sociais combinadas com bermudas, calças de algodão com malhas, jaquetas. Paletós sobrepostos a coletes esportivos.
A concepção do visual é misturar peças versáteis com estilo.



Sapatos:

Nosso modelo é amante de sapatos casuais.
Eles são o contraponto , tanto dando elegância nas bermudas, quanto para deixar os ternos menos sérios.
Dica mais do que discutida e explicada em detalhes aqui do blog, é , não usar meias quando a situação permitir, e dobrar a barra da calça casual e subir a bainha da sua calça de alfaiataria para dar destaque aos tornozelos.
Parece regra simples, mas, pode ser um cilada quando mal feita, preste atenção e se necessário corra atrás de tópicos aqui no Blog sobre isso.


quinta-feira, 3 de março de 2016

Estilo Oscar - os homens mais bem vestidos !

Independente e longe das discussões que tem sido feitas pela imprensa e redes sociais sobre a londrina Jenny Beavan pelo seu premio em Mad Max : A Estrada da Fúria, somos da opinião que em primeiro lugar se trata de um evento de gala, aonde se tem um dress code e se é transmitido para bilhões de pessoas em todos os cantos do planeta, e Hollywood sempre vendeu sonho e glamour, por isso, deixamos de lado as mulheres e vamos apresentar na nossa opinião os 4 homens mais bem vestidos do show.

1) Ryan Seacrest


Minha lista começa com o apresentador que optou por fugir do tradicional e apostou no cinza para fugir do convencional.
Celebridades são formadores de opinião e quando quebram regras, fazendo um diferencial, acrescentam personalidade ao seu estilo pessoal.

2) Finn Wittrock


Como não errar com um "Tuxedo" +Prada  e calçados  +Louboutinky.cz   (Tuxedo = Smoking)
Puxando mais para o marinho, Finn acertou na escolha da cor e no smoking, certo para a ocasião.

3) John Legend 


Usando um smoking +Paul Smith e sapatos +Salvatore Ferragamo , e finalizando o visual com uma gravata borboleta +Tom Ford International , tradição com muita classe e estilo.
Atenção a lapelaa fina, que traz a assinatura Paul Smith e muito estilo ao traje.

4) Eddie Redmayene


Em primeiro lugar na minha lista está o ator que deveria ter levado o prêmio pela brilhante atuação em A Garota Dinamarquesa.
Clássico e atual, num +AlexanderMcQueen bem cortado e Slim, perfeito.



terça-feira, 1 de março de 2016

Alfaiataria cropped, em alta !


Já há algum tempo apresentamos o estilo mankle (calças dobradas deixando o tornozelo descoberto).
Este "estilo" da um toque especial no visual mais simples, e virou febre no mundo fashion masculino.
Não demorou muito para que as calças mais sociais, alfaiataria e ternos, assumissem o modismo e criou o que chamamos de alfaitaria cropped.


Cropped é um termo inglês que significa "cortado", ou "encurtado" numa livre tradução para o português. Existem modelos de blusas femininas cropped, mas é esse o termo para calças de barra mais curta,
Logicamente, essa tendência de mostrar o tornozelo não é norma e nem vai substituir o corte tradicional do terno, podem então os mais clássicos ficarem aliviados com o modismo, mas é um estilo pessoal na alfaiataria masculina.
A verdade é que a  moda masculina evolui para o fim das restrições de ternos para o ambiente de escritórios e eventos sociais que se exige traje social completo, isso já é passado.
Essas peças deixam de ser sinônimo de rigor careta e tradicional, alegra uma faixa etária mais jovem (aonde cores também ditam novas e ousadas tendencias) de uma forma de se vestir com estilo.
Estampas, e tornozelos de fora estão ai para provar e, temos que admitir que a transformação do tradicional masculino em algo moderno e mais jovem, aumenta a faixa de consumidores e é bem vinda.


Nas passarelas e nas ruas, portanto, as meias desaparecem e se tornaram uma questão de gosto.
Moda criada por assíduos do terno já enjoados da mesmice e da formalidade excessiva?
Possível.  O que não se pode negar, é que segue o lado da liberdade de se vestir, e a alfaiataria não será uma exceção.
Não pense porém, que o ato de dobrar a barra da calça de forma desleixada, é o suficiente para estar na moda. Calça cropped exige um corte impecável como outra peça de alfaiataria que se preze, e devem ser feitas sob medida e no comprimento certo na bainha reta.


De uma forma geral, as calças cropped, não são nem justas (skinning) nem tão pouco mais largas.
As barras mais curtas pedem um corte reto a justo no corpo.
Usadas em situações mais casuais, aonde você pode ousar na combinação com camisas estampadas, sapatos casuais (mocassins) ou até mesmo tênis e camisetas.
Mas, se a situação é formal, use o costume completo, com gravata, o traje no mesmo tecido irão trazer seriedade para compensar o "toque" moderno.
Mesmo sabendo que toda a novidade no mundo da moda masculina principalmente pode assustar, esse modelo de calça é o início de um tempo em que ternos deverão sair do tradicional cinza, preto e azul, trazendo confiança para aqueles que querem e podem adotar a forma inovadora e original.
Se você está cansado da mesmice, gosta das novidades e recebe bem novas tendências, deixar seu tornozelo aparente traz novidade a toda formalidade.
É trend, é moda, é atual !