Vamos falar um pouco sobre essa peça coringa do guarda roupa formal ou de trabalho masculino, sua Camisa de mangas longas, ou Camisa social.
Sempre na aquisição de uma peça nova, uma dúvida, sobre as modernidades que acompanham a peça e por esse motivo, destacamos dicas e pontos para ajudar você na escolha da peça ideal.
Além logicamente do bom senso básico, muito largas ou muito justas não são atraentes e muito menos profissionais, existem regras sobre o comprimento ideal de mangas, colarinho para citar alguns exemplos.
Então vamos lá.
1) Defina seu estilo
Para fugir de uma imagem que não representa o seu gosto pessoal ou sua personalidade, o ideal é definir seu estilo e a partir dai, ir atrás de seus gostos e procurar o que lhe veste melhor.
Nada de parecer fantasiado quando indo para o trabalho porque optou pela peça errada, então se você não contar com a ajuda de um amigo consultor, faça você mesmo uma análise intima e defina o que vai te vestir melhor e fazer você se sentir mais confiante.
2) Acerte no tamanho
Camisas fora da sua medida te trazem a aparência de desleixo e que você está fora das sua forma física ideal para seus padrões e medidas, reduzindo a proporção do seu corpo, muito importante então, camisas nos tamanhos exatos para o formato de sua silhueta, se possível, sempre opte por camisas que contenha um percentual de elastano, ela traz mais conforto e caimento na sua aparência.
E comum por estar em boa forma, ter amigos optando por vestir uma peça mais slim, mais justa ao corpo, mas , é bom lembrar, existe regras e limites sempre, certo?
Músculos definidos, corpos magros , devem ser exibidos em momentos de lazer.
A roupa social sempre exige mais elegância e, por isso fuja das peças muito coladas ao corpo, e essa regra serve para quem esta ou não acima do peso, não se exponha em peças justas e não se esconda em peças largas demais.
3) Fugindo do óbvio
Definido seu estilo, você tem uma variedade de opções de peças, cores, cortes....
Os mais sérios, ou quando situação pede, que optam em não usar estampas ou cores mais ousadas, podem optar por variedades de tons de off white, azul, lavanda, rosa, ou ainda uma textura de tecido diferente, um corte ou até mesmo uma gravata mais moderna.
Mas, para os mais estilosos : micro estampas, cores mais ousadas , se é permitido em seu ambiente de trabalho, aproveite, mas saiba compor a produção, menos é mais.
4) Cortes que combinam com você
Hoje no mercado de moda masculino e nas lojas de ponta desse público, existem 3 cortes principais para a Camisa Social.
Para escolher o corte que melhor combina com você, é necessário experimentar cada peça, pois existem variações em cada marca, com caimento diferentes.
O Corte slim, normalmente fica bem visualmente , em praticamente todos os tipos de corpo. o extra slim não deve ser justo demais, ele deve desenhar com conforto as linhas do seu tronco (cintura, tórax e braços), lembrando, composições de algodão com 2 ou 3% de elastano, faz diferença no conforto.
5) Altura (ou tamanho) do ombro
Assim como a camisa como um todo, a "altura" de ombro deve estar na posição e tamanho exato do seu ombro, nem acima, nem abaixo.
O desenho acima mostra inclusive como a postura se modifica com o corte certo.
6) Medida da gola
Dica certa , coloque um dedo dentro da gola e sinta se está apertado ou se lhe da movimento, conclua com o movimento da cabeça para a esquerda e direita, o tamanho correto é medido por essa largura, o que pode variar é o último botão de colarinho conforme o seu conforto, inclusive , no uso de gravatas.
7) Não esqueça de olhar o punho!
Existem formas mais profissionais quando se trata de alfaiataria que determina a altura do punho correto, mas como dica, se ele passar da linha do seu pulso, está comprida, e quando estiver acima, está pequena, ou seja a linha do pulso é sua referencia, fique atento.