quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Um choque na Hermès , ou uma bem bolada campanha?



Em se tratando de moda, e artigo de alto luxo, estarei hoje, transpondo e interpretando um artigo original do CEO da empresa Magnates World - Francisco Manoel, vastamente divulgado na última semana em redes sociais, envolvendo a atriz francesa Jane Birkin que deu nome a famosa bolsa Hermès, e solicitou a retirada imediata do seu nome do produto, chocando o mundo com essa atitude. 
Gostaria de deixar claro todo o meu respeito e admiração a uma das marcas mais tradicionais do mercado, Hermès.
A criação e comercialização da Birkin começou após um encontro casual em um avião, entre o então presidente da empresa , Jean-Louis Dumas , a atriz e seu ex marido e cantor Serge Gainsbourg.


A atriz desde então recebe da empresa uma quantia não revelada, pela seção do seu nome a peça de sucesso da marca.
As imagens da denuncia da atriz tornou-se público há poucos dias atrás nos U.S devido os maus tratos sofridos pelos crocodilos para sua morte e posterior extração da pele.


Então, a empresa Hermès divulgou um comunicado lamentando as alegações da atriz.

Pela sua importância, tentamos ser fieis na tradução da forma original:
"Jane Birkin expressou suas preocupações em relação às práticas de abate dos crocodilos. Seus comentários, não irão de forma alguma, influenciar a amizade e confiança que temos compartilhado por muitos anos.
Compartilhamos suas emoções e estamos também chocados com as imagens transmitidas recentemente. Uma investigação está em andamento na Fazenda (criadeiro) no Texas US aonde o vídeo foi realizado.
Qualquer violação das regras serão retificadas e sancionadas. A Hermès deixa claro que não está utilizando as peles produzidas por esse "distribuidor", na fabricação das bolsas Birkin.


A Hermès impõe a seus parceiros os mais altos padrões no tratamento ético dos crocodilos, por mais de 10 anos, organizamos visitas mensais aos nossos fornecedores. 
Controlamos as práticas e sua conformidade com o abate criados por peritos veterinários e pela FDS (Fish and WildLife) - organização americana federal para proteção da natureza - e com regras estabelecidas pela ONU, pela convenção de Washington de 1973, que define a proteção de espécies ameaçadas de extinção."


A questão é: será possível ser essa uma campanha orquestrada pela atriz e a marca para derrubar toda a concorrência que faz com que os itens fabricados com essa pele animal, sem controle estrito da concorrência e desleal as leis Norte Americanas?
O Jogo é excelente, porque estamos falando de um dos maiores itens de desejo do mundo e o impacto na mídia seria livre e esmagadora.
A Hermès é, indiscutivelmente marca de qualidade de produtos,
 tem a lealdade do cliente logicamente, que irão defende-la em redes sociais, dai , sabemos que as vendas da bolsa ícone, não seriam prejudicadas.

No entanto, com  isso, coloca o debate sobre a mesa sem saber se vai ou não sair prejudicada com esse impasse, passando para os outros fabricantes o ato de defender cada um dessa batalha de audiência sobre seus produtos.

Como é possível que uma atriz famosa, (sim, talvez você nunca tenha ouvido falar, mas lá nos anos 70 com o sucesso de Je t'aime...moi non plus  e ainda hoje reconhecida em sua terra natal, França) que durante anos, recebe de uma marca internacionalmente conhecida, pela utilização do seu nome em um dos itens mais desejados do mundo do luxo, ao ver um vídeo simplesmente pega o telefone, entra em contato com o fabricante, chama a imprensa e monta um escândalo de proporções globais?

A princípio, ela,  é uma grande defensora dos animais, vem recebendo atenção mundial por vários dias, num mercado em crise, e a marca em conformidade com as legislações vigentes, se fortalece, e coloca em cheque os demais concorrentes que desenvolvem suas peças com fazendeiros como esse do Texas.

Me parece claro que a PETA (People for the Ethical Tratment of Animals), junto com o ator Joaquin Phoenix, criador do Mercy for Animals não participam dessa campanha.

Teoría da Conspiração? Ou um golpe de mestre de uma marca de luxo?

Se partisse da Hermès a denuncia, teria surtido o mesmo efeito?


Principais fontes de informações para esse blog: Linkedin, The Luxomist e Lorre White, entre outros.

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