terça-feira, 6 de outubro de 2015

O "Kaiser" a frente da Maison Chanel, Karl Lagerfeld.


Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo , Alemanha e aos 14 anos, emigrou com a família para França.
Na capital francesa, Lagerfeld terminou o ensino secundário no Lycée Montaigne, onde se formou em Desenho e História.

Começou a trabalhar no atelier de Pierre Balmain, onde só ficou por 3 anos e logo em seguida, desenvolveu duas coleções de alta costura para Jean Patou, onde permaneceu por 5 anos.
Dedicou-se então a trabalhar como designer freelancer e passou por Maison como Krizia, Valentino e Charles Jourdan.
Usando um codinome de Roland Kar, suas primeiras coleções foram altamente criticadas pela imprensa americana.

Essas experiências vividas no início da década de 60, garantiram-lhe bagagem suficiente para em 1964 ingressar na conceituada Chloé, onde ganhou carta branca para fazer uma linha prêt-à-porter feminina, uma coleção delicada e leve, colocando a maison  e seu designer no nível das casas concorrentes na época.


Em 1972 a coleção Deco, que consistia em criações com impressões preto e branco e um corte inovador, proporcionou reconhecimento mundial pelo talento do estilista de origem alemã.

Ainda na década de 70, Lagerfeld foi colaborador na italiana Fendi, projetando peles, roupas e acessórios, além de trabalhar como figurinista teatral, produzindo figurinos para o Scala de Milão, Burgtheater em Viena entre outros.

Em 1983, desenhou sua última coleção para Chloé, passando a trabalhar na Maison Chanel como responsável pela linha prêt-à-porter da famosa grife.


Lagerfeld foi o responsável pela elevação da marca Chanel ao estatuto de uma das mais conceituadas da alta costura mundial, graças às suas criações que misturavam o estilo predominante da casa em tempos anteriores a 2ª Guerra com tendências contemporâneas.

Foi o nosso Kaiser, que nos anos 80 escolheu a modelo Inès de la Fressange como égerie (inspiração) para "reencarnar" a imagem de Chanel.
Inès foi a primeira top model a assinar contrato de exclusividade com uma grife de alta costura e se tornar estrela internacional na história da moda.

Em 1983, no mesmo ano que começou a trabalhar para a Maison Chanel, Lagerfeld lançou sua própria marca, onde peças de práticos casacos curtos de cores brilhantes e com rendas e formas suaves, de modo a obter o que o designer chama de sexualidade intelectual.

Com o nome Lagerfeld, o costureiro alemão podia dar-se ao luxo de lançar roupas que não se enquadravam ao universo Chanel.

Amante da fotografia, em 1984 ele abre a Lagerfeld Gallery.

No início dos ano 2000 numa mudança bastante drástica redefine seu look perdendo 43 quilos! Determinado nosso Kaiser !


Em 2002, Lagerfeld colaborou na criação de uma coleção denim especial da  marca Diesel para a Galeria Lagerfeld, peças lançadas durante a Paris Fashion Week e depois vendidas em edições limitadas, nas Lojas Diesel de Mônaco, Nova Iorque e Tóquio.

Neste mesmo período Lagerfeld desenhou roupas para os filmes "Callas Forever" , " De Salto Alto" e algumas peças que fizeram parte da turnê Re-Invention de Madonna.

Em 2004 , colaborou com a rede de lojas H&M criando peças masculinas e femininas que duraram exatos 2 dias nas araras da famosa Big Store espalhadas pelo mundo.

Nosso Kaiser é também fotografo.
Ele produziu uma série de fotos nuas de modelos e celebridades, também foi responsável pela capa de Mariah Carey para V Magazine de 2005, como colaborador fez editoriais para a Harper's Bazaar , Numéro Magazine, Vogue e campanhas publicitárias sob sua direção para Chanel, Fendi e sua grife homônima.

O famoso ursinho da foto foi criado em 2008, produzido pelo Steiff numa edição de 2.500 peças que foi vendido a US $ 1.500 cada um dos pets criados a imagem do seu "dono".


Amado e odiado ao mesmo tempo (responsável por um desentendimento com Anna Wintour após um desfile da Fendi, alvo de um pieing pela PETA, até o uso de um verso do Alcorão em sua coleção de alta-costura na primavera de 1994 para Chanel, e depois de chamar de "um pouco gorda demais, a cantora inglesa Adele), o Kaiser da moda, sempre polêmico, promete casar assim que se tornar legal, com sua gata persa "Choupette".
De rabo de cavalo, óculos escuros e seu leque inseparável, Lagerfeld apesar de ao longo de sua carreira ter mudado de empresas, conseguiu manter um estilo muito próprio nas suas criações, independente de quem contratava os seus serviços afinal, Karl Lagerfeld é o Kaiser da Moda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário