Quando vamos comprar um terno, ou um blazer, sempre nos perguntamos:
quantos botões? Aberturas na parte de trás? Lapela entalhada? E os ombros....
porque essa parte da anatomia ditam o caimento da peça?
Todo homem elegante sabe que os ombros que fazem a diferença no paletó, declara sua qualidade, expressão e estilo.
Eles podem enfatizar ou suavizar a construção da roupa perfeita, ao mesmo tempo emanar inflexibilidade ou relaxamento, portanto é importante saber diferencia-los.
Os "Ingleses" , são mais bem definidos, mais quadrados e mais rígidos.
Os "Italianos" são desprovidos de qualquer preenchimento , traçam a linha natural do seu ombro.
Na escolha da marca que irá construir seu terno, e a maioria delas de qualidade, feitos a mão, a escolha portanto, repousa sobre seus ombros.
Vamos usar esse termo mais fashion para ajudar a vocês no uso no dia a dia dessas peças, em situações diversas que diferem de sociais ou casuais, mas sempre, mantendo por dentro das tendências.
Camisas
Elas permitem diversas variações de como usa-las, sempre dentro dos padrões sociais solicitados, para fora da calça, pana dar um ar mais casual, por dentro, numa situação mais formal, ou arriscar um estilo "Beckham" metade fora, metade dentro da calça, sempre trazendo nesse caso, uma ar casual.
lembrando que na sobreposição de peças, sempre deve se usar para fora a camisa, para destacar as diversas camadas do visual.
Camisa de manga curta
Elas são tendência !
E assim como as de mangas longas, podem ser usadas de diversas formas, por dentro ou por fora das calças , fechadas ou abertas.
Ressaltando como tendência, em muitos editoriais ou passarelas você verá sendo usada por dentro das calças, mas, para não errar na produção, sempre e principalmente as mais estampadas, por fora.
Camisetas
Nossas já clássicas companheiras.
E devem gerar controvérsias, em se tratando de uma peça chave chave do nosso guarda roupa.
Enquanto alguns amam a fivela do cinto visível usando-as por dentro das calças, outros vão associar a um estilo geek (vamos lá, um forma meio Nerd de se vestir), mas sempre tudo depende do conjunto da produção, da proposta, da silhueta, e do estilo de cada um, as duas formas estão corretas.
De uma forma geral, evite usar-las por dentro das calças, com o cinto aparente, a menos que você queria estar fazendo um estilo e seja esse o look que você procura.
Camisas Polo
As camisas polo tem barra simétricas e por isso, podem ser usadas para fora das calças a maioria das vezes. Se você quer trazer um visual mais fashion, pode usa-las para dentro , mas lembre-se sempre que seu corpo dita o visual no conjunto e você precisa estar bem para usar essas peças com um cinto mais largo, uma fivela fashion, numa produção que permita que nada fique "sobrando".
Malhas de gola alta e sueters
Quando usada com um blazer , jaquetas ou casaco, elas devem ser usadas na maioria das vezes, para dentro da calça deixando o cinto aparente, lembrando que cinto deixou de ter a função de manter as calças na altura certa, e são acessórios de moda masculina.
Quando sozinhas, o melhor é usar para fora.
Espero que as dicas sejam aproveitadas por vocês, como sugestões e adaptas ao seu estilo pessoal, o importante e estar bem e transmitir essa imagem.
Abaixo um vídeo que pode ajudar bastante na hora da produção do seu visual:
Como nossa vida é cheia de contradições e surpresas, pode ser que , um belo dia, você se encontre num caso de emergência, minutos antes daquela reunião importante, tendo que "improvisar" uma bainha em suas calças.
E, mesmo sem habilidade de costura, não entre em pânico!
Na realidade, está é uma operação simples, que requerer muito pouco material técnico.
1) Vista a calça para determinar o comprimento final que desejar. Naturalmente você vai fazer isso de forma mais correta se estiver usando um sapato e em pé.
2) Marque o comprimento correto em uma perna usando dois alfinetes, um na frente e um outro atrás, dessa forma estamos improvisando uma bainha reta.
3) Retire as calças, imediatamente os alfinetes (alfinetes estragam o tecido, e nem sempre uma boa passadoria pode tirar a marca deixadas por ele) e já no avesso, marque o comprimento da outra perna lado a lado por comparação com um giz comum.
4) Usando uma fita auto adesiva, escorregue no comprimento marcado.
5) Feito isso nas duas pernas, "feche" as bainhas e passar a ferro comum por cerca de quinze a vinte segundos em cada lado. A cola da fita derrete, mantendo as bainhas no lugar e, um minuto mais tarde, toda a operação esta concluída.
6) Vista as calças e permita um momento de celebração, afinal, você é um campeão !